EPISÓDIOS

PEDRO ANTÓNIO AVONDANO

(Lisboa, 1714? - Lisboa, 1782)

O documentário revela ao público as recentes descobertas sobre a vida deste compositor português de origem italiana, que até há pouco tempo era desconhecido, e dá a conhecer algumas das suas obras inéditas e raramente interpretadas em Portugal. Nele se retrata a história deste músico da Orquestra da Real Câmara que desenvolveu, em paralelo, atividades empreendedoras na área da cultura e inovadoras na sua época.

JOÃO CORDEIRO DA SILVA

(Elvas, 1735 - Elvas, post.1807)

O documentário transporta-nos ao Alentejo raiano setecentista e dá a conhecer um compositor cuja ambição de conseguir uma vida melhor na capital não se sobrepôs à ligação com as suas raízes. Natural de Elvas, João Cordeiro da Silva partiu para Lisboa após o terramoto de 1755 e entrou ao serviço da família real, primeiro como organista e depois como compositor régio na Capela Real da Ajuda. Através de entrevistas, registos sonoros e documentos da época, retrata-se o percurso deste compositor que testemunhou a forte presença musical italiana em Portugal e se envolveu com os teatros e a música operática italiana da altura, permanecendo ao serviço da família real até esta partir para o Brasil, na sequência das Invasões Francesas. Aposentado dos cargos que exercia e numa idade bastante avançada, João Cordeiro da Silva regressou a Elvas onde continuou a compor e a dirigir a sua música.

JOÃO DE SOUSA CARVALHO

(Estremoz, 1745 - Lisboa 1798)

O documentário sobre mostra o percurso deste compositor português, que começou em Estremoz e terminou em Lisboa, tendo passado por Vila Viçosa e Nápoles onde estudou e se aperfeiçoou na arte da música. Retrata-se a vida e as obras de João de Sousa Carvalho com documentos da época e imagens de locais por onde passou, bem como através de entrevistas com historiadores, musicólogos e músicos, que descrevem a importância deste compositor no seu tempo e nos nossos dias.

ANTÓNIO DA SILVA LEITE

(Porto, 1759 - Porto, 1833)

O documentário leva-nos numa viagem pelo passado à descoberta da vida e da obra do compositor portuense António da Silva Leite, que cruza com a história da cidade do Porto nos finais do século XVIII e princípios do século XIX. Uma história turbulenta marcada pelas invasões francesas ao Porto e pela luta entre os absolutistas e os liberais que acabou com o cerco à cidade do Porto durante mais de um ano. O documentário descreve como o compositor resistiu à dominância da Igreja sobre a atividade musical, que caracterizava o Porto naquela época, e como conseguiu conviver com esta realidade e criar a sua própria música no recente Real Teatro de São João, bem como nas igrejas e nos mosteiros do Porto, Matosinhos e Vila do Conde.

MARCOS PORTUGAL

(Lisboa, 1762 - Rio de Janeiro, 1830)

Este documentário leva-nos numa viagem pelo passado à descoberta da vida e da obra de Marcos Portugal, compositor lisboeta que esteve sempre ao serviço da família real e cuja vida e carreira foram afetadas pelos grandes eventos da história de Portugal do início do século XIX. Marcos Portugal viajou por duas vezes para Itália onde ganhou fama com as suas óperas. Viveu as invasões espanholas e francesas da transição do século XVIII para o século XIX. O filme conta como o compositor cedeu às exigências de Napoleão e as circunstâncias da sua ida para o Brasil, onde viveu os últimos anos da sua vida como uma celebridade. 


JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO

(Lisboa, 1775 - Lisboa, 1842)

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.